segunda-feira, 13 de maio de 2013

Usina de Lixo Limpo será implantada em Barra do Piraí, anuncia prefeito interino



Pastor Monteiro visita depósito de lixo urbano e não gosta do que vê; Invasão da dignidade humana, avalia ele.

Usina de Lixo Limpo: Modelo substituirá atual depósito de lixo urbano
(Foto: Divulgação/PMBP)

Barra do Piraí

O prefeito interino, Espedito Monteiro de Jesus, o Pastor Monteiro (PRB), revelou na sexta-feira (10) que vai implantar no município uma Usina de Lixo Limpo. O anúncio foi feito após uma visita que o político fez ao depósito de lixo urbano, que fica em um terreno localizado próximo ao bairro Cantão. Acompanhado da secretária do Ambiente, Renata Gonzaga, o gestor esteve no local na tarde de quinta (9) e considerou a situação atual inviável.

Pastor Monteiro afirmou que não gostou do que viu no local: porcos, urubus e seres humanos disputando a seleção dos produtos de interesse peculiar a cada um. 

“Além de oferecer alto risco à saúde dos catadores, o trabalho como vem sendo feito invade a dignidade do ser humano. E mais: o despejo mensal de toneladas de lixo contamina a área e fere os princípios de preservação do ambiente hoje preconizados no mundo todo. Considero inadmissível a continuidade desse sistema em Barra do Piraí’, afirmou.

O funcionamento da Usina

A Usina Lixo Limpo funciona recebendo o lixo diretamente em moendas receptoras, que, instantaneamente repassam os insumos para uma esteira responsável pela rasgagem dos sacos, facilitando o processo de triagem do lixo. Em seguida, os funcionários cooperados fazem a seleção manual dos resíduos, fazendo com que o processo organizado resulte em uma quantidade quatro vezes maior de materiais destinados à reciclagem.

Finalizada a seleção manual, o material passa por uma esteira magnética que realiza a separação dos metais dos lixos orgânicos. Os resíduos restantes são então levados ao compactador e são encapsulados em resistentes bolsas, chamadas de Bags.

No depósito de matéria prima, as Bags são alojadas sem que o material interno tenha qualquer contato com o solo ou o meio externo, permanecendo no local por no máximo três anos. Bombas a vácuo ficam ligadas aos sacos para a captação de biogás, que pode ser beneficiado e revendido como insumo.

Outras das vantagens da Usina Lixo Limpo é o espaço ocupado para o empreendimento. Um aterro sanitário, em média, ocupa uma área de 100 hectares, a usina necessita de apenas cinco hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário