domingo, 18 de setembro de 2011
Conheça as empresas mais verdes do país
A primeira edição do Prêmio Época Empresa Verde, uma parceira da revista Época com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), destacou as 20 companhias mais avançadas do país no sentido de incorporar a preocupação com o meio ambiente ao dia a dia dos negócios. Uma das revelações do levantamento é que a ação mais citada pelas empresas para reduzir seu impacto ambiental é na área de energia. Das pesquisadas, 88% dizem que fizeram investimentos para aumentar sua eficiência energética. Além disso, 74% afirmam ter metas para reduzir seu impacto na biodiversidade. O melhor indicador é que essas companhias, em geral, enxergam os atuais desafios ambientais como uma oportunidade de negócio, e não como uma ameaça. Ao todo, 84% delas dizem que criaram processos com efeito ambiental positivo.
Das 20 que levaram destaque, quatro receberam os prêmios especiais: a Akzo Nobel Tintas Decorativas – premiada como Empresa Verde na categoria Indústria, a Coelce – eleita Empresa Verde em Serviços, a Itambé – Melhor Empresa para o Clima na categoria Indústria, e o Itaú-Unibanco – apontado como Melhor Empresa para o Clima em Serviços. “As empresas estão cada vez mais engajadas na busca de soluções para os problemas socioambientais”, afirma Rachel Biderman, consultora sênior do World Resources Institute no Brasil e uma das conselheiras do prêmio. “Elas entenderam que é uma oportunidade para novos negócios.”
O Prêmio Época Empresa Verde é uma evolução do Prêmio Época de Mudanças Climáticas, criado com a PwC em 2008. Entre 2008 e 2010, a pesquisa apontou as companhias com o melhor controle de suas emissões de gases do efeito estufa e o melhor plano para reduzi-las. Em 2011, passou a avaliar a estratégia ambiental das empresas de uma forma mais ampla – analisando, além das ações voltadas para as mudanças climáticas, questões como impacto na biodiversidade, uso de matérias-primas renováveis, consumo consciente da água, destinação dos resíduos, eficiência energética e inovação no desenvolvimento de processos e produtos. Neste ano, 120 companhias se inscreveram na premiação.
As 20 vencedoras:
Akzo Nobel Tintas Decorativas
Algar Telecom
Ambev
Andrade Gutierrez
ArcelorMitall
Bradesco
Bunge
Caixa
Cnec WorleyParsons
Coelce
EDP
HP
HSBC
Irani
Itambé
Itaú Unibanco
Natura
Santander
Telefonica
Vale
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário